Projetos de Pesquisa
O NOVO “NORMAL” Sentidos atribuídos ao ensino remoto por professores/as da Educação Básica e Superior
O convívio escolar está temporariamente suspenso em virtude da pandemia de Covid-19. Várias redes e níveis de ensino começaram a recorrer às atividades não presenciais, definidas pela manutenção das atividades pedagógicas sem a presença de estudantes e professores nas dependências escolares enquanto for necessário o isolamento social. Docentes, por meio do ensino remoto, têm se responsabilizado pela educação de crianças, jovens e/ou adultos por meio das mais variadas formas, mediado por diversas ferramentas tecnológicas. Por meio de uma pesquisa de campo quali-quantitativa, de caráter exploratório, objetivamos compreender os sentidos atribuídos ao ensino remoto por professores da Educação Básica e Superior. Buscamos captar o fenômeno em seu movimento, sua ?essência movente?, posto que esse se encontra recém instaurado em nossa sociedade e carrega em seu bojo continuidades e rupturas pouco exploradas. Esperamos como resultados lançar luzes sobre os sentidos atribuídos pelos/as docentes ao ensino remoto bem como auxiliar no reconhecimento das condições nas quais se assenta essa prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
O ENSINO DE PSICOLOGIA NAS LICENCIATURAS: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS PEDAGÓGICA
Por meio de uma pesquisa de campo quali-quantitativa, de caráter exploratório, este estudo tem como objetivo refletir sobre a potencialidade de o ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina contribuir para que os/as futuros/as professores/as constituam uma práxis docente. Práxis constitui uma síntese da teoria e da prática por meio de ações politicamente situadas. Os saberes docentes se fundam na estrutura coletiva do fazer cotidiano, nos sistemas que os legitimam e por meio de uma prática marcadamente social, contudo algumas vezes os/as próprios/as formadores/as de professores/as esquecem que a docência tem características profundamente sociais e priorizam o ensino dos fundamentos da ciência Psicologia de forma abstrata, descontextualizada e pautada por uma racionalidade instrumental e pragmática. Para transcender essa postura é preciso rever concepções e auxiliar os/as futuros/as docentes a refletirem sobre a prática escolar ? de forma individual e, sobretudo, coletiva.