Projetos de Extensão
Jovens, cidade e educação
Este projeto de extensão tem como temática central experiências educativas que apostem na cidade como política de educação. Tem como pressupostos teóricos as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pesquisa-intervenção. Este projeto está associado ao projeto de pesquisa em desenvolvimento denominado “Educação, cidades e subjetividades” e utilizará os conhecimentos produzidos nessa investigação com relação ao levantamento bibliográfico sobre educação e cidade, bem como o mapeamento que foi realizado no município de Florianópolis de iniciativas de educação gratuitas que ofertadas a jovens. Esse projeto de extensão, por sua vez, elegerá algumas dessas iniciativas de organizações para a realização de intervenções direcionadas para a experiências com/na cidade mediadas por linguagens artísticas. Compreende-se que intervenções baseadas em uma educação estética poderá mobilizar processos psíquicos complexos que integram aspectos afetivos, volitivos e cognitivos dos sujeitos que participam de ações de educação. (VIGOTSKI, 2010, ZANELLA, 2006). Com relação aos procedimentos metodológicos recorreremos ao uso de oficinas estéticas (VIGOSTKI, 2001, 2009). Ou seja, experiências sensíveis no contato com diversas linguagens artísticas que possibilitem o sujeito criar novas possibilidades de apropriar-se de si mesmo, de suas relações e de seus contextos coletivos. As oficinas estéticas serão realizadas com grupos e serão articuladas com diferentes linguagens artísticas que contribuem para o estranhamento e para o estabelecimento de relações mais sensíveis na arte e na vida. Essas poderão ser realizadas com os jovens participantes dos projetos de educação, bem como aos professores/mediadores na modalidade de formação continuada e à própria comunidade interessada. Espera-se oferecer subsídios para a reinvenção das práticas educativas que contemplem a polissemia da vida e que possam incluir a cidade como possibilidade educadora