PSICOLOGIA E ARTE: OS DIÁLOGOS DE VIGOTSKI COM A ARTE RUSSA DE SEU TEMPO
A tese de Doutorado de autoria de Luana Maribele Wedekin e orientada pela Professora Andréa Vieira Zanella foi defendidada no ano de 2015 e tem o seguinte resumo:
ESTA TESE PRETENDE CONTRIBUIR PARA O PREENCHIMENTO DE UMA LACUNA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE LEV S. VIGOTSKI SOBRE ARTE E AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NA RÚSSIA DE SEU TEMPO. AS OBRAS DE VIGOTSKI ANALISADAS FORAM “A TRAGÉDIA DE HAMLET, PRÍNCIPE DA DINAMARCA”, DE 1916; ¿PSICOLOGIA DA ARTE¿, DE 1925; “A EDUCAÇÃO ESTÉTICA”, DE 1926; E “IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA”, DE 1930. ESSES ESCRITOS FORAM COTEJADOS COM POEMAS, ROMANCES, CONTOS, EXCERTOS DE TEXTOS DE CRÍTICOS DE ARTE, TEXTOS TEATRAIS E ANÁLISES VISUAIS DE OBRAS DE ARTE. O DIÁLOGO COM AS ARTES COMPREENDEU O PERÍODO ENTRE 1890 E 1934. O ESTUDO DEMONSTROU PROFÍCUAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A CATEGORIA DO TRÁGICO EM VIGOTSKI E A OBRA DO PINTOR PAVEL FILONOV. EVIDENCIOU-SE UMA CLARA DIFERENÇA ENTRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI E AS PERSPECTIVAS ARISTOTÉLICA E PSICANALÍTICA. A FUNÇÃO DA CATARSE EM VIGOTSKI TEM CARÁTER SOCIAL E NÃO IMPLICA EM ALÍVIO, MAS ESTIMULA ALGUM TIPO DE RESPOSTA NÃO NECESSARIAMENTE PRAZEROSA NO ESPECTADOR. CONSTA
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