Brincar para quê? Escolar é lugar de aprender! Estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar

13/05/2021 15:57

A tese de Doutorado de autoria de Leila Lira Peters e orientada pela Professora Andréa Vieira Zanella foi defendidada no ano de 2009 e tem o seguinte resumo:

Esta tese visa compreender como se constitui o brincar numa brinquedoteca escolar. Isto através da análise das significações atribuídas ao brincar e à brinquedoteca, das experiências e das aprendizagens nela vivenciadas e das contribuições destas ao processo de formação dos sujeitos. Ela aborda os paradoxos do brincar na escola e as contradições existentes entre o brincar como um direito e as suas (im)possibilidades na atualidade. Ela se fundamenta nos princípios do brincar (Brougère, 2005) e na compreensão da constituição humana, de aprendizagem e do brincar na psicologia histórico-cultural. A pesquisa teve como sujeitos os alunos de 1a a 4a série, que freqüentam a brinquedoteca no horário de aula, e a equipe pedagógica de uma escola municipal de Florianópolis, Brasil. E teve como fonte de informações: entrevistas, documentos concernentes à brinquedoteca e aos alunos, um questionário enviado às famílias, registros em vídeo do cotidiano da brinquedoteca e de uma formação sobre o brincar. As análises de indícios (Ginzburg, 1980) e de discurso (Bakhtin/Volochínov, 1999) evidenciaram as múltiplas vozes sociais no discurso dos sujeitos e traduziram suas concepções sobre o brincar, como uma atividade livre e dirigida, e sobre a brinquedoteca escolar, como um local de aprendizagens. As análises mostraram também as contradições e as tensões advindas do movimento de controle e de resistência, tanto do trabalho dos adultos quanto do brincar das crianças. Elas permitiram colocar em evidência experiências enriquecedoras e aprendizagens formadoras para todos os sujeitos. Mesmo se às vezes estas parecem incompatíveis tanto com as especificidades das brinquedotecas quanto com os objetivos escolares, freqüentemente deles se aproximaram e, por vezes, também os ultrapassaram.

e o texto completo pode ser baixado em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92692

Tags: aprendizagembrincarbrinquedoteca escolarLeila Lira Peters