Projetos de Pesquisa

A formação inicial em licenciaturas e a temática pobreza e desigualdade social
Descrição: O projeto de pesquisa “A formação inicial em licenciaturas e a temática pobreza e desigualdade social” tem como objetivo geral analisar se a temática pobreza e desigualdade social é tratada nos cursos de licenciatura da UFSC e qual a concepção de pobreza e de desigualdade social dos estudantes que cursam essas licenciaturas. Os objetivos específicos são: 1)Identificar se o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura trazem alguma reflexão sobre pobreza e desigualdade social e sua relação com a educação; 2) Analisar se os programas e planos de ensino das disciplinas que compõem os currículos dos cursos de licenciatura tratam da temática pobreza e desigualdade social; 3) Conhecer as concepções de pobreza e de desigualdade social dos estudantes de cursos de licenciatura; 4) Conhecer a compreensão dos estudantes de licenciaturas sobre as causas e soluções para a pobreza e para a desigualdade social. A perspectiva teórico-metodológica adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa implica um processo de construção de um conhecimento novo sobre a realidade estudada visando ações que possam transformar esta mesma realidade. Portanto, a educação (visto tratarmos de formação de professores), a pobreza e a desigualdade social serão consideradas fenômenos construídos historicamente que devem ser analisados a partir de sua concretude, evidenciando as contradições, interesses e ideologias que os cercam, numa perspectiva de totalidade. Isso implica, não só a consideração de elementos conjunturais, mas, também, dos elementos estruturais que determinam a configuração desses fenômenos. Trata-se de pesquisa qualitativa quanto à abordagem, pois visa o aprofundamento analítico sobre a presença ou não da temática pobreza e desigualdade social nos currículos das licenciaturas, bem como sobre as concepções de estudantes sobre o tema. Por se tratar de um campo de estudo ainda pouco explorado e com um foco determinado, é exploratória e descritiva quanto aos objetivos, com um delineamento que abarca o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental quanto aos procedimentos. Para alcançar o objetivo proposto, será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema, uma pesquisa documental envolvendo os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, bem como os programas de disciplinas que compõem os currículos dos cursos e a aplicação de um questionário online com estudantes das fases finais dos cursos.