Linhas de Pesquisa

Constituição do sujeito e modos de subjetivação

  • Discutir e analisar as concepções de sujeito, subjetividade e identidade, no contexto contemporâneo da Psicologia Social

 

Desigualdade e relações étnico-raciais

  • Investigar e produzir a/uma contribuição da Psicologia no entendimento das desigualdades raciais no Brasil em suas múltiplas dimensões: acesso a recursos, luta por direitos sociais, organizações sociais e coletivos, efeitos psicossociais do racismo, impacto na saúde, trabalho e educação, bem como os processos de subjetivação e formação de identidades raciais.

 

Educação, experiência estética e processos de criação

  • Investigar as (im)possibilidades de educação estética em contextos de ensinar e aprender e processos de criação que podem a partir daí, serem engendrados. Investigar relações que os sujeitos estabelecem, em determinados contextos, com a realidade e analisar as (im)possibilidades dessas relações se constituírem como desconstrutoras do estabelecido, de modo que possam vir a engendrar novas formas de perceber e pensar, apontando para processos de criação em diferentes campos do social.

 

Política, ética e estética em coletivos e contextos comunitários

  • Investigar práticas políticas na sua perspectiva estética, a partir dos fazeres de diferentes coletivos em contextos públicos de atuação. Investigar a perspectiva ética de práticas coletivas, na estética e na política.