O QUE PODE A MÚSICA DO ARMA-ZEN? RELAÇÕES ENTRE O RAP, O BAIRRO E A CIDADE
A dissertação de Mestrado de autoria de Taina Wandelli Braga e orientada pela Professora Kátia Maheirie foi defendidada no ano de 2014 e tem o seguinte resumo:
ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR O POTENCIAL ESTÉTICO-POLÍTICO DA MÚSICA A PARTIR DO GRUPO DE RAP ARMA-ZEN, DA PERIFERIA DE FLORIANÓPOLIS, E SUA RELAÇÃO DE VISIBILIDADE E INVISIBILIDADE COM OUTROS COLETIVOS, COMUNIDADES, BAIRROS E A CIDADE. PARTIMOS DO REFERENCIAL PÓSESTRUTURALISTA DE JACQUES RANCIÈRE PARA CONSTRUIR A DISCUSSÃO ESTÉTICO POLÍTICA QUE QUESTIONA/DESORGANIZA A CONFIGURAÇÃO SOCIAL VIGENTE, E PRESSUPÕE FAZER OUVIR A VOZ, QUE ATÉ ENTÃO SE FAZIA RUÍDO, A VOZ DOS EXCLUÍDOS NA BUSCA PELA IGUALDADE DE DIREITOS. A PARTIR DE RANCIÈRE DEBATEMOS A HISTÓRIA DO ARMA-ZEN, O LUGAR NO IN BETWEEN ENTRE CONTADO E NÃO CONTADO, SUAS PERFORMANCES, SHOWS E DEBATES. E NOS ENCONTRAMOS COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-DIALÉTICA DE VIGOTSKI, BAKHTIN E VÁZQUEZ, QUE NOS DERAM SUBSÍDIOS PARA ENTENDER ESTÉTICA COMO UMA RELAÇÃO DE ESTRANHAMENTO COM A REALIDADE. POR ESTE VIÉS TRABALHAMOS A MÚSICA, SEUS TEMAS E A COMPOSIÇÃO DAS LETRAS E DOS MOVIMENTOS CORPORAIS. COMPREENDEMOS QUE EXISTE UMA DIVERGÊNCIA ENTRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
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