O SONORO NA PARTILHA DO SENSÍVEL E A POTÊNCIA POLÍTICA DA MÚSICA
A tese de Doutorado de autoria de Murilo Cavagnoli e orientada pela Professora Kátia Maheirie foi defendidada no ano de 2018 e tem o seguinte resumo:
ESTA TESE PROPÕE UMA ANÁLISE DAS POTÊNCIAS DA MÚSICA À PRODUÇÃO DE PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA VOLTADOS A EMANCIPAÇÃO. SUA CONSTRUÇÃO É EMBASADA NA METODOLOGIA DA ANÁLISE DE CENAS DE DISSENSO, PROPOSTA POR RANCIÈRE, INTEGRADA A UMA LEITURA TRANSVERSAL E CARTOGRÁFICA QUE INTERSECCIONA CONTRIBUIÇÕES DO MESMO AUTOR REFERENTES À POLÍTICA, SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA E EMANCIPAÇÃO, À DISCUSSÕES CARAS À ETNOMUSICOLOGIA. INICIALMENTE, APRESENTA PERSPECTIVA QUE DESDOBRA NOÇÕES CENTRAIS AO PENSAMENTOS DE RANCIÈRE SOBRE O PROCESSO POLÍTICO, DISCUTINDO OS MODOS DE PARTILHA DO SENSÍVEL, O PAR POLÍCIA E POLÍTICA E AS RELAÇÕES ENTRE ESTÉTICA E POLÍTICA, EXPONDO POSSÍVEIS FORMAS DE CONSTITUIÇÃO À PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA CONECTADOS A CRIAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DA MÚSICA. A POLÍTICA DA ESTÉTICA, REFERENTE AOS DISSENSOS PROMOVIDOS PELA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO REGIME ESTÉTICO DAS ARTES, É SITUADA AO DIÁLOGO COM QUESTÕES ETNOMUSICOLÓGICAS, COMO AS RELAÇÕES ENTRE MÚSICA E O PLANO EXTRAMUSICAL NO ORDENAMENTO SÔNICO
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