L. S. Vigotski e o ensino de arte: A educação estética (1926) e as escolas de arte na Rússia 1917-1930
Artigo publicado por Luana Maribele Wedekin e Andréa Vieira Zanella na Revista Pro-Posições tem o seguinte resumo:
Problematizam-se, neste artigo, as relações entre “A educação estética” (1926), de Lev S. Vigotski, e o contexto de reestruturação da educação e do ensino das artes após a Revolução Russa de outubro de 1917. Trata-se de pesquisa bibliográfica que operou um diálogo entre Vigotski e os historiadores que estudaram as escolas de arte anteriores e posteriores à Revolução de 1917. Orientaram as análises as seguintes questões: as ideias de Vigotski sobre estética estavam em consonância com as práticas estabelecidas nessas novas instituições? Como essas ideias se relacionavam com as políticas para o ensino de arte no período? Constatou-se que “A educação estética” foi forjada na experiência prática de Vigotski em diálogo com a arte e a ciência de sua época, pautada em pensamento independente dos encaminhamentos oficiais, mas cuja qualidade das reflexões e dos princípios garante a atualidade e a potência da obra para pensar o ensino de arte hoje. Palavras-chave: Vigotski, educação estética, ensino de arte, arte russa.
O texto completo do artigo pode ser acessado no site da revista: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/157665/S0103-73072016000200155.pdf?sequence=1&isAllowed=y