SEMELHANÇAS E DISSONÂNCIAS EM ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER

31/10/2021 13:38

Artigo publicado por Eliane Regina Pereira, Neiva de Assis, Andrea Vieira Zanella, Kátia Maheirie na Revista Psicologia Argumento tem o seguinte resumo:

Este texto se propõe a fazer dialogar duas pesquisas que investigaram ações complementares ao ensino regular, de modo a dar visibilidade às semelhanças e às dissonâncias entre ONG e circo-escola. Ambas as pesquisas investigaram os sentidos produzidos por jovens sobre as atividades desenvolvidas para além dos muros escolares, dentro de serviços de ações complementares à escola. Tendo como referência as contribuições de Vygotsky e autores do círculo de Bakhtin, enfocamos neste texto a dimensão dos sujeitos que participam das ações complementares, as experiências tal como vivenciadas nessas atividades e os sentidos que jovens produzem sobre elas. Por meio de entrevistas com os jovens aprendizes e observações no cotidiano dessas ações, destacamos as relações nesses espaços mediadas pela afetividade e pelo aumento da potência de ser. Movimento afetivo-volitivo que permitiu aos aprendizes e jovens irem além de si mesmos, além do que estava posto, instituído. A relação entre educadores e jovens aprendizes mediou o aprender e necessariamente constituiu e constitui sujeitos que se fazem permanentemente aprendizes. Consideramos, à guisa de conclusão, ONG e circo-escola como espaços de potência para a criação e a recriação das relações de ensinar e aprender, fundamentalmente em virtude do modo como as linguagens artísticas são ali trabalhadas.

O texto completo do artigo pode ser acessado no site da revista: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20129

Tags: Ações complementares à escolaAndrea Vieira ZanellaEliane Regina PereiraKátia MaheirieNeiva de Assispotência de açãorelações de ensinar-aprender