TENSÕES TEMPOS-CORPOS NA ESCUELA CUBANA DE BALLET
A tese de Doutorado de autoria de Deysi Emilia Garcia Rodriguez e orientada pela Professora Andréa Vieira Zanella foi defendidada no ano de 2018 e tem o seguinte resumo:
ESTA PESQUISA FOI CONCEBIDA COMO UM TECIDO EM DEVIR. OS FIOS QUE A TECEM CARREGAM VOZES-IDEIAS QUE ECOAM ATRAVÉS DOS TEMPOS NUMA DIVERSIDADE DE SONORIDADES QUE ORGANIZO EM TRÊS ‘ATOS’. A TESSITURA INICIA COM OS RUMOS DA DANÇA CLÁSSICA, ATÉ CHEGAR À PERGUNTA DE PESQUISA: QUAIS TENSÕES DOS TEMPOS ECOAM E É POSSÍVEL AUSCULTAR NOS CORPOS QUE (SE) CONSTITUEM (NO) O BALÉ CLÁSSICO EM CUBA? A PARTIR DESSA QUESTÃO, FORAM PROBLEMATIZADAS AS TENSÕES TEMPOS-CORPOS QUE (SE) CONSTITUEM (NO) O BALÉ CLÁSSICO EM CUBA. PARA TANTO, DELINEOU-SE COMO OBJETIVOS: COMPREENDER AS PARTICULARIDADES DA CONSTITUIÇÃO DA ESCUELA CUBANA DE BALLET; DESVENDAR AS RELAÇÕES TEMPOS-CORPOS QUE EMERGEM NO BALÉ CLÁSSICO E AS SUAS DISTINÇÕES NO CONTEXTO CUBANO. RELAÇÕES VÁRIAS COM DIVERSOS AUTORES/PERSONAGENS, QUE TÊM A CADA MOMENTO PROTAGONISMOS DIFERENTES, FORAM ESTABELECIDAS. NO ENTANTO, DESTACAM-SE AS VOZES-IDEIAS DE S. L. VIGOTSKY E M. M. BAKHTIN, PRESENTES EM TODO O TECIDO, CONSTITUINDO-SE COMO OS REFERENTES FUNDAMENTAIS. METODOLOGICAMENTE, A …
O texto completo pode ser baixado em: