COLONIALIDADE E DE(S)COLONIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE JACQUES RANCIÉRE

13/05/2021 12:49

A tese de Doutorado de autoria de Felipe Augusto Leques Tonial e orientado pela Professora Kátia Maheirie foi defendidada no ano de 2018 e tem o seguinte resumo:

ESTA TESE TEVE COMO OBJETIVO BUSCAR ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE JACQUES RANCIÈRE PARA COMPREENDERMOS OS PROCESSOS DA COLONIALIDADE E OS MEANDROS DA DE(S)COLONIZAÇÃO. PARA TANTO, TOMAMOS COMO PONTO DE PARTIDA UM CONJUNTO DE ARGUMENTAÇÕES QUE PODEMOS DENOMINAR DE PENSAMENTOS DE(S)COLONIAIS. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO QUE TEVE, POR UM LADO, A NOÇÃO DE LEITURA TRANSVERSAL COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO COM O MATERIAL ESTUDADO, E, POR OUTRO, INSPIRAÇÃO NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE MIKHAIL BAKHTIN E SEU CÍRCULO, ASSIM COMO SEUS/UAS INTERLOCUTORES/AS, PARA PENSAR ESTE ENCONTRO ENTRE O PENSAMENTO DE RANCIÈRE E AS ARGUMENTAÇÕES DE(S)COLONIAIS. COMO RESULTADO DESTE ESTUDO, PROPUSEMOS TRÊS ENCONTROS DIALÓGICOS ENTRE O PENSAMENTO DE JACQUES RANCIÈRE E AS ARGUMENTAÇÕES DE(S)COLONIAIS, RESULTANDO EM TRÊS ARTIGOS E ARGUMENTOS QUE SE ARTICULAM. NO PRIMEIRO ARTIGO, APROXIMANDO A NOÇÃO DE COLONIALIDADE, PRESENTE NOS PENSAMENTOS DE(S)COLONIAIS, ÀS IDEIAS DE ESTÉTICA, PARTILHA DO SENSÍVEL…

e o texto completo pode ser baixado em:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5983612

Tags: de(s)colonizaçãoFelipe Augusto Leques Tonialigualdademodernidade/colonialidadepolíticasubjetivação política