Elka Lima Hostensky

Psicóloga e mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado pleno em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB, Espanha). Em minha trajetória profissional atuei na equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos em Ergonomia, Cognição e Saúde (ECoS) do Instituto de Psicologia (IP) da UnB, tendo realizado pesquisas e consultorias com a abordagem da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Ao longo de dez anos trabalhei como psicóloga do trabalho na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF, empresa pública do Governo Federal), desenvolvendo ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sob o enfoque da Ergonomia da Atividade, ações de promoção e prevenção em saúde mental e trabalho, análise de riscos psicossociais. Atualmente sou professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e participo de dois grupos de pesquisa, o TRAJE (Trabalho, Trajetórias, Juventudes e Educação) que visa desenvolver estudos e intervenções voltadas ao fortalecimento das trajetórias estudantis e profissionais de jovens e adultos; e o Núcleo de pesquisa em Psicologia e relações étnico-raciais. Meus temas de interesse concentram-se no campo da Saúde Mental & Trabalho; Ergonomia da Atividade; Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); riscos psicossociais; questões étnico-raciais e trabalho; identidade profissional; Tecnologias da Informação e comunicação (TICs), construção de subjetividade a partir da experiência laboral.