Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade
Artigo publicado por Andréa Vieira Zanella na Revista Educação e Cultura Contemporânea tem o seguinte resumo:
Este artigo apresenta uma experiência de intervenção artística na cidade coletivamente construída no contexto de uma disciplina optativa ofertada em um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. As discussões sobre arte, cidade e memória, foco do plano de ensino, consistiram em dispositivo para a criação, somadas à disponibilidade das pessoas ao encontro com outras, com a cidade, consigo mesmas. A narrativa da experiência sustenta a defesa da importância da educação estética em todos os níveis de ensino, balizada por uma arquitetônica da respondibilidade: não subordinada a preceitos morais, não subordinada a campos específicos de conhecimento, aberta à própria experiência e ao saber que dela pode advir. Uma educação estética, em suma, que invista na possibilidade de nos constituirmos como artistas da própria existência, bem como da vida em comum, alicerçada a uma ética das relações e à arte, compreendida como possibilidade de toda e qualquer pessoa.
O texto completo do artigo pode ser acessado no site da revista: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/8917